sábado, 13 de maio de 2017

As melhores Comédias Melancólicas

Você deve estar se perguntando o que é uma "comédia melancólica", afinal, uma comédia é feita pra rir, assim como uma melancolia é algo que nos faz chorar. Pois é exatamente isso! Filmes com personagens sensíveis, com uma boa trilha sonora, um quê melancólico e piadas autodepreciativas: a fórmula para um filme que eu vou amar e com certeza recomendar para todos!

Percebi recentemente, conversando sobre meus filmes preferidos, que eles seguem basicamente a mesma linha, e eu não tinha um nome pra isso. Alguns estão classificados como "drama", mas nem todos, não eram puro drama. Outros como comédia romântica, mas também nem todos eram assim. Todos estavam classificados como comédia, mas não eram apenas isso. American Pie também é comédia, e eu odeio. Não, tinha algo em comum nesses filmes que eu gosto e eu não conseguia encontrar uma classificação específica para eles. Li em alguns lugares a classificação "comédia dramática" e é exatamente isso! Mas tem algo mais! Aquele vazio que eu sentia quando o filme acabava, uma certa melancolia. Até que me vi pensando em "comédia melancólica" e serviu perfeitamente!
Os meus filmes preferidos dentro desse "gênero", são:


As Vantagens de Ser Invisível


Ah, o filme que começou tudo! Pode parecer exagero, mas minha vida mudou a partir do momento que assisti esse filme. Charlie (Logan Lerman), um garoto depressivo, com vários problemas de socialização que conhece pessoas estranhas e mudam totalmente sua vida! Entre essas pessoas, um garoto gay com problemas com o namorado e uma garota que só namora babacas. Ele é tão perfeitamente construído e aborda tantos aspectos da minha vida, de uma forma que nunca pensei ser possível, que chega a ser mágico! Os pensamentos do Charlie, suas inseguranças, as roupas da Sam (Emma Watson diva), a trilha sonora com The Smiths, "Something" (minha música preferida dos Beatles, rest in peace, George), "It's time" (minha música preferida de Imagine Dragons), a paixão platônica de Charlie, as piadas do Patrick (Ezra Miller melhor pessoa), os problemas familiares... Tudo nesse filme me representa, e é minha referência como "comédia melancólica". Quando o filme acaba, você quer mais, quer participar da vida deles, e sente um vazio absurdo!


(500) Dias com Ela


Quem nunca se sentiu como o Tom (Joseph Gordon-Levitt) que atire a primeira pedra! Um cara romântico, que se apaixona pela Summer (Zooey Deschanel) sua "alma gêmea" mas ela o larga repentinamente, dizendo que o amor não existe. Todos nós já passamos ou vamos passar por uma decepção amorosa, ou pelo menos conhecemos alguém que passou. Esse filme é muito amorzinho mas ao mesmo tempo realista, o que faz com que ele seja único! Você sente vontade de abraçar o Tom, mas ao mesmo tempo não consegue odiar a Summer! Além da história em si, tem também a trilha sonora com The Smiths (meus mozões <3), as roupas vintage da Summer, o jeitinho iludido do Tom, TUDO faz com que se encaixe numa das melhores comédias melancólicas do mundo!


Submarine


Confesso que no começo achei o filme bem estranho, meio parado. Mas sabe quando você não consegue desligar? É bem isso. Oliver (Craig Roberts) é depressivo, os pais passam por problemas sexuais e ele gosta de uma garota que tem problemas com o namorado e tretas em casa. É um filme maravilhosamente melancólico, pois Oliver é bem esquisito! Mas você termina o filme com vontade de ser amiguinha dele e da Jordana. Sem palavras para a trilha sonora, que é cantada por ninguém mais ninguém menos que ALEX TURNER do Arctic Monkeys! É realmente perfeito.


Se Enlouquecer não se Apaixone


Imagine que você se sente depressivo e decide, por conta própria, se internar em uma clínica de reabilitação, faz amizade com gente louca e se apaixona por uma garota lá dentro. É isso que Craig (Kair Gilchrist) faz! Você ri o filme todo, pois cada interno possui características piradas, e torce muito pra que ele fique com a Noelle (Emma Roberts). Eu amo esse filme, pois me identifico muito com Craig, os motivos dele estar deprimido, e tenho vontade de estar ali, rindo com todos os loucos da clínica! A trilha sonora é recheada de musiquinhas indie bem gostosas! É um filme leve, mas que deixa você pensando sobre seus problemas emocionais depois. Extra pra atuação cômica do Zach Galifianakis!


Uma Noite de Amor e Música 


O filme todo se passa em uma noite, até o amanhecer! Nick (Michael Cera) não para de pensar na sua ex, conhece Norah (Kat Dennings), uma conhecida dela, numa festa e os dois, junto com a banda de Nick, partem em busca da amiga de Norah que se perdeu bêbada pela cidade, porém DETALHE: Norah já era apaixonada pelas músicas que Nick mandava pra sua ex. O filme é muito comédia, mas tem aquele quê diferente que só o Michael Cera consegue dar. Música é um assunto abordado várias vezes durante o filme, e a trilha sonora é IMPECÁVEL. É indispensável pra quem curte música indie!


A Arte da Conquista


Mais um com a Emma Roberts sim! George (Freddie Highmore, eterno Norman Bates) é bem deprê, convencido de que, já que todos morrem um dia, não adianta se iludir. Ele não faz nada além de desenhar, começa a gostar da Sally (Emma), mas ela gosta de um artista. É inevitável não sofrer com o George, principalmente quando ele é mandado para a FriendZone. A trilha sonora mega indie também é bem gostosa de ouvir! Mas... (SPOILER) Honestamente, odeio o final e não acho que ele deveria ficar com a Sally, nunca me decepcionei tanto com um final! Mas ainda assim vale a pena ser assistido.


The Fundamentals of Caring


Fugindo do foco em romance, esse filme é uma obra de arte do Netflix! Ben (Paul Rudd) é um ex-escritor, que passa a ser um cuidador. Seu primeiro paciente é Trevor (Craig Roberts, mais uma vez), um garoto com uma doença que atrofia rapidamente seus músculos, ou seja, ele não consegue fazer nada sozinho. Trevor é extremamente irônico quanto a sua doença e vive dando patadas em Ben. Até que Ben decide levar Trevor em uma viagem de carro pelo país para conhecer monumentos estranhos. No meio do caminho ele conhece Dot (Selena Gomez), que fugiu de casa e Peaches, que está grávida. Durante o filme, você sente muita vontade de ser amiga de Trevor, além de perceber que tudo se relaciona com paternidade: Ben perdeu o filho, o pai de Trevor o abandonou, Dot tem uma relação conturbada com seu pai e Peaches logo será mãe. Você termina o filme valorizando muito mais sua família.

Esses são meus filmes preferidos desse gênero, porém vale a pena citar também: Lola, Juno, Clube dos Cinco, The Spectacular Now, A Culpa é das Estrelas, Será Que?, entre muitos outros! Conte nos comentários quais outros filmes você gosta nesse estilo, ou o que acha dessa lista!

3 comentários:

  1. Meu objetivo é assistir todos os filmes dessa lista! Adorei cada sinopse porque me fez querer assistir tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz <3 Assista que não vai se arrepender!

      Excluir
  2. olá Amanda tudo bem ?
    vi um post antigo seu falando do top 50 da anhembi, queria tirar uma duvida contigo.
    vc teve que pagar taxa de matricula ou algo do tipo ?
    é muito dificil manter todas as materias com 75% pra nao perder a bolsa integral ?

    ResponderExcluir